Fraudes Bancárias

 

As instituições financeiras estão cada dia mais próximas dos seus consumidores, facilitando o acesso ao atendimento, aos produtos e serviços.

 

De outro lado os fraudadores não medem esforços para ter acesso aos nossos dados e ao nosso dinheiro. Os tipos de fraudes são muitos, então, precisamos tomar alguns cuidados simples para evitar uma situação desagradável.

 

Um alerta importante é sempre desconfiar. Raramente, o Banco irá te ligar, se receber uma ligação e a pessoa se identificar como sendo um funcionário de alguma instituição financeira desconfie e não continue a conversa.

 

Uma boa prática, também, é ter salvo em seus contatos do celular os números das centrais do Banco que você tem relacionamento. Assim, caso você precise falar com a Instituição Financeira, você terá mais segurança com o número que você for usar.

 

O terceiro alerta é termos consciência da nossa responsabilidade sobre o nosso cartão, sobre a senha do cartão, da mesma forma, sobre as senhas de acesso a nossa conta. Sou  quem devo preservar com segurança e não entregar a terceiros. Aliás, eu costumo usar aplicativos para acessar a minha conta corrente e, portanto, eu tomo bastante cautela em acessar links (principalmente) os que recebo por celular e com a navegação na internet. 

 

A relação da instituição financeira com o cliente é protegida pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor e, assim, o Banco precisa tomar todas as medidas de segurança, como a obrigatoriedade de senha e o uso de dispositivos de segurança. Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça já entende que se a fraude ocorre com o uso do cartão original e da senha do correntista, a Instituição Financeira não tem responsabilidade (publicação do STJ, jurisprudência em Teses nº 162/2020).

 

Fique atento porque a facilidade de ter acesso ao banco por vários meios e a qualquer hora exige cautela e vigilância de todos.

 

Elisangela Peña Munhoz

@elismunhoz